PRAÇAS


...O mais antigo coreto da praça ficava bem em seu centro, tinha uma cúpula metálica, lembrando estilo oriental; era alto e tinha, à volta, uma cercadura de madeira. A banda ali tocava, sob a batura do maestro Novais.

Celio Pinheiro/Odette Costa
 
 
 

 

1924 traz sangue, tristeza e discórdia para Araçatuba.

Hermilo Magalhães, nosso novo prefeito, era homem bom e batalhador, que não se preocupava muito com as rixas internas que dividiam a cidade, e dedicava-se mais aos problemas administrativos. Ele estava iniciando a construção da Praça Rui Barbosa.

Com a revolução 
de 9 de julho de 1924, os grupos que antes já não se entendiam, desavieram-se ainda mais. A polícia foi recolhida a São Paulo, e ficou determinado que para fazer a guarda da cidade, seria destacado, alternadamente, um grupo de Guilherme, outro do grupo de Toledo. O grupo do último, da Rural, estava do lado de Izidoro Dias Lopes, e o outro era fiel ao governo do Estado, que na época estava nas mãos de Carlos de Campos. Fracassada a revolução, chega até nós a notícia de que Izidoro abandonara São Paulo e se dirigia para a Sorocabana. O grupo do Coronel Guilherme estava na rua e o outro se recolhia. Eram oito horas da noite. O Dr. Jacinto de Barros encontra na Praça Rui Barbosa o Damião, que o insulta, erguendo a bengala para agredi-lo. Jacinto não reluta. Saca de seu revólver e acerta Damião no pescoço. Fomos socorré-lo, eu, André Risolia e o Dr. Heitor, levando-o a uma farmácia e aplicando-lhe os primeiros curativos. A noite, que se iniciava trágica, reservava tragédia maior para logo depois. Hermilo Magalhães voltava para casa quando, ao atravessar a Praça Rui Barbosa, foi cruel e barbaramente assassinado pelas costas, por três indivíduos tocaiados atrás do coreto, dois de carabina e um de revólver. Eram eles os carabineiros, jagunços de muitas mortes, João Alves e seu cunhado José de Araújo, acompanhados do pistoleiro Armando Pedrásio. Os três atiraram, e a crueldade do crime trouxe a toda a população uma onda enorme de revolta, que atingiu inclusive os adversários políticos do bom e honesto prefeito.


A Verdadeira Hisória de Araçatuba:
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar

Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar
Aureliano Valadão Furquim em 1939 solenemente inaugura o Estádio Dr. Adhemar de Barros, por cuja construção trabalhava arduamente. O Sr. Interventor esteve presente à inauguração e foi um dia maravilhoso e inédito para o povo. O programa preparado pelo prefeito e seu povo foi brilhante, deixando na memória de todos a lembrança inapagável dessa festa indescritível. Vale a pena tentar reviver para os araçatubenses de hoje alguns pontos que marcaram essa data. Na estação local, onde o Dr. Adhemar foi recepcionado, presente toda nossa população estudantil, discursou o Dr. Diogo Júnior; em nome do Sindicato dos Operários de Araçatuba falou Dioclécio de Oliveira Cabral. Na inauguração do retrato de Sua Excelência no Salão da Prefeitura, foi brilhante orador o Dr. Henrique de Carvalho. Adhemar visitou a Santa Casa, serviço de abastecimento de água no Baguaçu, fez o lançamento da pedra fundamental do Posto de Higiene e do Instituto de Assistência e Proteção à Infância, visitou o Ginásio do Estado e inaugurou o Estádio Municipal que levava o seu nome. Falou nessa oportunidade o Dr. Ricardo Vagner, que exaltou o espírito realizador do Dr. Valadão. À noite foi oferecido à Sua Excelência um banquete no Araçatuba Clube, do qual participou a população da cidade. Araçatuba mereceu, nessa ocasião festiva, por parte divulgar exaltação, que julgamos digna de ser aqui transcrita:
"Só vivendo com Araçatuba à tarde, à noite e de manhã, como estamos vivendo Antônio Moura Andrade e eu, seria possível medir a profundidade da alegria desse povo pela presença do Interventor de São Paulo no seu seio.
Para que se avalie a espontaneidade desse júbilo, é preciso salientar que Araçatuba, a última grande cidade do Noroeste paulista, com 16.000 habitantes, 1.200.000 arrobas de algodão, 30.000 cafeeiros, serviço de água e esgotos, calçamento, ginásio, Santa Casa, Clube de Regatas, etc, jamais viu um governador de Estado ou Interventor Federal. O Sr. Adhemar de Barros é primeiro chefe do executivo a vir visitá-la, e por aí se pode medir a intensidade da satisfação do povo araçatubense, identificado com este interventor amigo que lhe estende a mão e aperta contra o peito para sentir a pulsação.

A recepção em Araçatuba excedeu as nossas expectativas. Nunca vi em cidade do interior desfile como o que presenciei ontem nesta cidade. Perto de três mil crianças desfilaram em sua homenagem, e a população viveu grandes momentos de contentamento. Observei que nesta cidade o espírito coletivo deve ser encorajado, quando se trata de necessidade do município. Não vi dentro de Araçatuba nenhuma voz contra o prefeito Valadão Furquim.


Fabriciano Juncal, 1973
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário