Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon

Click para Ampliar
O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Rondon foi criado em 1.966, quando era chefe do Departamento de Museologia do Estado o Dr. Vinícius Stein Campos. Este nosso museu teve como primeira diretora a professora Odette Costa Bodstein. Ela ficou unida junto à prefeitura municipal sem ter uma sala para a instalação do museu. 
A prefeitura funcionava, apertadamente, na Praça Nove de Julho, onde hoje está a Câmara de Vereadores. Após algum tempo, sem perspectivas de conseguir instalar o museu, a co-autora deste livro solicitou demissão. Assumiu o posto de diretora a professora Maria Aparecida Baltasar Poço; posteriormente, já com o órgão instalado no antigo prédio da Biblioteca Municipal, a direção foi entregue à professora Antonieta Escobar Arruda Brasil. Depois, o museu foi transferido para uma casa comum na Rua Quinze de Novembro, mas em condições bem precárias, sem poder realizar todas as suas finalidades.

Click para Ampliar
Foi só no ano de 1.996 que a prefeitura concluiu uma belíssima restauração da antiga "casa do engenheiro" (residência oficial do engenheiro-chefe da NOB), na Rua Quinze de Novembro. O museu já estava há tempos sob a direção da professora e museóloga Ângela Inês Liberati Aliandro Barros que lutou muito pela restauração e pela montagem científica do órgão.
  A inauguração festiva aconteceu em 23/11/1.996 e passou a ser um ponto de admiração pela arquitetura do prédio, o largo jardim circundante, com uma imponente árvore de antes do surgimento de Araçatuba. Localizado bem em frente da pracinha fronteira à estação ferroviária desativada, com entrada oficial pela Quinze de Novembro e iluminado fartamente à noite, o museu causa mesmo forte impressão aos passantes.

Seu acervo histórico foi organizado cientificamente e tem sido visitado por estudantes daqui e de outras cidades e pelo povo em geral; sempre são organizados eventos através de exposições históricas. Freqüentemente, ali são desenvolvidos trabalhos de pesquisa e exposição, mudando a parte que pode ser flutuante nas coleções.

Click para Ampliar
  Ainda dentro da área cultural da memória histórica, em 1.996 foi criado pela Secretaria de Cultura da cidade o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Araçatuba - CONDEPHA, com oito membros; a presidente escolhida é Angela Barros, secretariada por Tânia Franco do Amaral, e com Antônio Arnot Queirós Crespo, Maria José Bedran de Castro, Célio Pinheiro, Vitail Arouca, Paulo Amaral e Antônio Lourenço Leal. Este Conselho tem trabalhado no tombamento de prédios históricos e na preservação da memória de modo amplo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou Licenciado em História e ministro aulas em Hortolândia próximo a Campinas. O Patrimonio Histórico em suas múltiplas dimensões é de suma importância para ativar a memória dos munícipes, além de construir uma singularidade inimaginável sobre a população.

    ResponderExcluir
  3. Sou Licenciado em História e ministro aulas em Hortolândia próximo a Campinas. O Patrimonio Histórico em suas múltiplas dimensões é de suma importância para ativar a memória dos munícipes, além de construir uma singularidade inimaginável sobre a população.

    ResponderExcluir